AWS discute tendências e apresenta cases durante participação na Febraban Tech, de 25 a 27 de junho, em São Paulo.

A Inteligência Artificial generativa (genAI) e a Tokenização de Ativos Financeiros estão entre os temas que devem nortear as discussões do mercado financeiro nos próximos anos. A geração de informações por meio de dados e a possibilidade de criação de novos produtos e serviços baseados em tecnologia blockchain já são realidade e devem ganhar fôlego com a breve chegada do Drex, o Real Digital.

Amazon Web Services (AWS), que tem sido a oferta de nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo, principalmente pelo mercado financeiro no Brasil e no mundo e é protagonista da transformação do setor, apresentará o que já é realidade para alguns clientes durante a Febraban Tech, maior evento de serviços financeiros da América Latina. O evento acontece de 25 a 27 de junho, em São Paulo,e reúne as principais companhias do setor e ajuda a pautar as tendências.

Fabio Cossini, líder de Desenvolvimento de Negócios na AWS, explica que a Amazon lida com inteligência artificial há mais de duas décadas e vem aprimorando as aplicações ano a ano. “Há oportunidades para o setor financeiro que vão desde o atendimento ao cliente por meio de inteligência artificial (IA) generativa, passando por melhores indicações de investimento até a redução de inadimplência nas instituições”, diz. “Tudo isso em um movimento de tokenização da economia, que abre inúmeras oportunidades para o setor financeiro”, completa.

O poder da IA generativa nos bancos

A AWS acumula centenas de cases de transformação na estrutura de seus clientes e desenvolve aplicações personalizadas de acordo com a necessidade deles. Um exemplo é o de uma instituição financeira que desejava reduzir os números de inadimplência baseada na educação financeira.

A empresa contou com a ferramenta da AWS para realizar o treinamento do modelo de genAI, que considerou perguntas e contextos com base nas informações de blogs e outros canais de comunicação e começou a produção de 120 matérias por mês sobre educação financeira. Com a ação, há uma expectativa de redução de 70% do número de chamadas da central telefônica.

Outro exemplo de aplicação de IA generativa em instituições financeiras vem de um cliente que utiliza o Amazon Sagemaker para prevenir fraudes em transações ao fornecer uma interface HTTP de baixa latência para avaliação de risco em tempo real. Há também o caso de um grande banco de investimentos da América Latina, que passou a fornecer conselhos financeiros para seus clientes baseado em uma ampla análise de dados e documentos por genAI. Com isso, reduziu o custo de análise em 20 vezes ao criar uma base de dados regulatórios centralizada, que facilita auditorias e criação de insights futuros.

Segundo Cossini, a AWS é capaz de construir soluções tecnológicas por conta da experiência dentro de casa. Nos últimos anos, a Amazon melhorou o relacionamento e atendimento aos seus clientes com ações como a condensação de recomendações, a melhora da perspectiva dos produtos para visualização dos clientes e até mesmo a disposição de robôs em seus armazéns com base em IA e genAI que leva em conta a probabilidade de compras. “Dentro de casa já usamos a genAI e sabemos o poder destes recursos. Por isso, queremos que os clientes da indústria financeira se valham dessa experiência”, diz.

A AWS oferece a escolha de vários foundation models, ou modelos base, por meio do Amazon Bedrock em que os clientes podem aproveitar as aplicações nos diversos negócios. Para garantir que haja soluções para todos os tipos de negócios, a companhia mantém o AWS Marketplace, que reúne inúmeras companhias habilitadas para oferecer serviços de inteligência artificial e de blockchain.

Para apresentar as soluções e novos produtos, a AWS receberá clientes e parceiros no estande da Febraban Tech e um dos destaques será a família Amazon Q, um assistente generativo baseado em IA para empresas e desenvolvedores. Além disso, a empresa vai mostrar como tem participado do desenvolvimento de soluções de web3 e do piloto do Drex.

Web3 e Tokenização

Cossini afirma que a economia vai migrar para um modelo de tokenização, onde as instituições poderão criar novos produtos e serviços baseados em blockchains. A AWS já atua nessa área internacionalmente e ganhou impulso no Brasil com o anúncio do Banco Central acerca da plataforma Drex para emissão do Real Digital. “Somos uma das 12 empresas participantes do consórcio liderado pela Tecban e participamos ativamente da construção desta nova realidade”, diz.

Enquanto o Drex não começa a funcionar, a AWS já atuou em parceria com um dos maiores bancos da América Latina, para oferecer serviços de custódia para Bitcoin e Ether e negociação de criptomoedas. A parceria simplificou o manejo de criptomoedas com o Amazon Managed Blockchain (AMB) Access e o Amazon Managed Blockchain (AMB) Query. “Cada vez mais os bancos vão aderir a essa economia tokenizada. É um caminho sem volta”, destaca Cossini.

 

 

Fonte: MoneyTimes

Fale Conosco!