Setor financeiro é um dos que mais usa IA no Brasil

Pesquisa aponta que 65% das empresas estão ampliando seus orçamentos destinados à tecnologia.

O uso de plataformas de Inteligência Artificial (IA) tem avançado de forma significativa no Brasil. Segundo pesquisa da consultoria global de estratégia e gestão, Oliver Wyman, 57% dos brasileiros já utilizaram essa tecnologia. O percentual posiciona o país à frente de nações como Espanha (46%), França (43%) e Itália (42%). 

No mercado de trabalho, o levantamento revela que a implementação de IA é mais expressiva entre os setores de tecnologia, sendo usada por 83% dos profissionais entrevistados, mídia e entretenimento (81%) e serviços financeiros (75%).

Nas finanças, a IA pode ser aplicada em tecnologias que aumentam a segurança, como a biometria facial, e naquelas que personalizam serviços bancários, como os chatbots. A consultoria Juniper Research projeta que, até 2028, os investimentos globais em chatbots devem alcançar US$ 72 bilhões.

Esse cenário de crescimento é refletido na disposição das empresas em investir ainda mais em IA, com 65% dos negócios ampliando seus orçamentos para essa tecnologia, de acordo com o estudo “Estudo Talent Trends 2024” da Randstad. 

O diretor brasileiro de Talent Solutions, Diogo Forghieri, explica que esse panorama ilustra como os líderes e as empresas estão se ajustando à transformação digital, maximizando o potencial da tecnologia, dos dados e das pessoas, fundamentais para o sucesso dos negócios.

A mentalidade de inovação pode ser vista em iniciativas como a da Amazon, que anunciou no último ano um investimento de US$ 4 bilhões na startup Anthropic, visando fortalecer sua posição no mercado de IA. 

Além dela, a Microsoft também revelou recentemente um plano de investimento de R$ 14,7 bilhões ao longo de três anos, focado em infraestrutura de nuvem e IA para acelerar o desenvolvimento da inovação no Brasil. A empresa informa que oferecerá treinamento em larga escala para capacitar cinco milhões de pessoas.

Como implementar a IA nas organizações?

Empresas que buscam aderir à IA em seus processos têm a opção de formar equipes internas ou partir para a terceirização de desenvolvimento de sistemas, delegando essa função a especialistas enquanto concentram seus recursos em iniciativas estratégicas.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indica que o primeiro passo para a sua implementação é desenvolver um planejamento, avaliando as atividades e os processos da empresa e identificando os pontos que podem ser aprimorados.

Em seguida, é importante realizar um mapeamento dos processos para entender as necessidades dos negócios, verificando quais setores se beneficiaram dos recursos de IA. Já o terceiro passo consiste na preparação dos dados para o treinamento dos modelos de redes neurais, que ensinam computadores a analisá-los de maneira semelhante ao funcionamento do cérebro humano.

O Sebrae aponta ainda que, para a tecnologia desempenhar sua função de forma eficiente, é necessário treinar os algoritmos com a análise de uma base de dados de alta qualidade, conforme os modelos neurais, com o intuito de identificar inconsistências.

Aprimoramento dos processos e automatização do fluxo entre os benefícios

Entre os entrevistados pela pesquisa da Randstad, 33% apontaram que a implementação de IA tem como resultado o aprimoramento da eficiência e da consistência nos processos. A tecnologia também possibilita a automatização do fluxo de trabalho, respondida por 31%, visto que a redução de tarefas repetitivas permite disponibilizar mais tempo para atividades estratégicas.

Além disso, os entrevistados indicaram benefícios como a identificação de funcionários com habilidades específicas (30%), que pode acontecer a partir do uso de algoritmos para mapear talentos, o direcionamento dos colaboradores para projetos estratégicos (30%) e o aumento da capacidade de expansão dos negócios (30%)

O Sebrae também destaca que a empresa que utiliza a IA a seu favor pode usufruir do crescimento da produtividade, aumentar a satisfação das demandas do seu público, diminuir os esforços para conquistar metas e obter maior lucratividade.

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