Cervejarias europeias esperavam vender mais em 2024, impulsionadas por eventos como a Eurocopa, na Alemanha, e a Olimpíada, em Paris

As ações da cervejaria holandesa Heineken caíram quase 8% nesta segunda-feira (29), depois que um esperado aumento nas vendas de cerveja impulsionado por eventos esportivos não se concretizou, e a empresa assumiu um encargo de 874 milhões de euros (948 milhões de dólares) sobre seu investimento na China.

A fabricante da cerveja mais vendida na Europa elevou sua previsão de lucro operacional para o ano inteiro, mas alguns analistas disseram que isso também não era tão otimista quanto esperavam.

A empresa relatou um aumento de 12,5% no lucro operacional para os primeiros seis meses do ano, um pouco abaixo da previsão de 13,2% dos analistas de um consenso compilado pela empresa. Sua receita e volumes do primeiro semestre também ficaram ligeiramente abaixo das expectativas.

A Heineken agora espera um crescimento orgânico do lucro operacional de entre 4% e 8% em 2024, em comparação com sua orientação anterior de crescimento entre um dígito baixo e um dígito alto. Isso permanece abaixo do crescimento de 8,2% que os analistas esperam atualmente.

O diretor financeiro da empresa, Harold van den Broek, disse que a orientação refletiu os fracos meses de junho e julho na Europa, onde o clima mais frio afetou o desempenho da Heineken e o esperado impulso dos eventos esportivos não se concretizou.

A Heineken e outras cervejarias europeias esperavam vender mais cerveja este ano, ajudadas por eventos como a Eurocopa de futebol, na Alemanha, e a Olimpíada, que estão realizadas em Paris.

As ações das rivais da Heineken caíram em seu rastro na segunda-feira, com a Carlsberg caindo 4% e a Anheuser-Busch InBev caindo 0,8%. Elas ainda não divulgaram os resultados do semestre.

Os investidores estavam ansiosos para que a Heineken atualizasse suas previsões desde que decepcionou o mercado em fevereiro ao definir uma perspectiva ampla para o crescimento dos lucros, recebendo críticas por ser excessivamente cautelosa.

A longo prazo, a Heineken está bem posicionada para o crescimento, mas pequenas decepções recorrentes ofuscam esse quadro, disse Louis Jamieson, analista sênior de ações globais da Sanlam Investments.

“É difícil obter o impulso dessa história se houver sempre esses pequenos problemas”, disse.

A Heineken reduziu o valor de sua participação de cerca de 20% na China Resources Beer, gerando um prejuízo líquido.

Van den Broek disse que isso estava relacionado apenas a um declínio no preço das ações da empresa, que, de outra forma, estava tendo um bom desempenho.

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