Blocos de montar e carrinhos colecionáveis ampliam o alcance da F1 entre crianças e jovens adultos
Nos últimos anos, a Fórmula 1 se consolidou como muito mais do que um campeonato automobilístico. A competição se tornou uma plataforma global de entretenimento e tem investido fortemente em novas formas de engajamento para expandir sua base de fãs. Uma das principais estratégias adotadas foi a parceria com gigantes do setor de brinquedos, como LEGO e Mattel, por meio da icônica marca Hot Wheels. Essas iniciativas não apenas fortalecem a presença da categoria no mercado infantil e juvenil, mas também impulsionam um crescimento expressivo na indústria de brinquedos.
A parceria entre a F1 e a Hot Wheels, por exemplo, aproximou ainda mais a competição de jovens fãs. Disponível em mais de 150 países, o Single 1:64 Assortment da Hot Wheels foi o item mais vendido entre todos os brinquedos no mundo, em 2024, segundo levantamento da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. Estima-se que mais de oito bilhões de unidades dos icônicos carrinhos da marca tenham sido comercializadas ao longo de meio século. Como parte dessa aproximação, a F1 receberá ativações da Hot Wheels em Grandes Prêmios selecionados, a partir da temporada de 2025, com experiências interativas para famílias e oportunidades de varejo exclusivas.
Outra grande novidade é a colaboração entre a F1 e o Grupo LEGO, que resultou no lançamento de uma linha de produtos inspirados na categoria para construtores de todas as idades. A coleção inclui conjuntos LEGO DUPLO para crianças em idade pré-escolar, além de kits voltados para fãs mirins e adultos. A parceria tem surtido efeitos significativos no mercado. Segundo a Circana, no Brasil, os blocos de construção representam mais de 80% das vendas de brinquedos temáticos da F1. Um dos principais destaques é o modelo LEGO da McLaren Senna, lançado em homenagem aos 30 anos do legado de Ayrton Senna. O item faturou mais de R$ 9 milhões em 2024 e liderou as vendas de produtos F1 no Brasil.
Outro dado apontado pela Circana é de que as vendas de brinquedos temáticos da F1 aumentaram mais de 1000% no Brasil, em 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Esse crescimento também foi expressivo no México e nos Estados Unidos, mercados onde a categoria tem atraído um público cada vez mais jovem. Além da F1, outras marcas automobilísticas também tiveram crescimento expressivo entre brinquedos voltados para jovens adultos, no Brasil, como McLaren (+1176%), Mercedes-Benz (+125%) e Ferrari (+125%).
“A parceria entre a Fórmula 1 e grandes marcas de brinquedos, como LEGO e Hot Wheels, não só impulsiona as vendas no varejo, mas também cria uma ponte entre gerações. Esses produtos proporcionam uma conexão única entre adultos e crianças, permitindo que pais e filhos compartilhem um interesse mútuo pelo automobilismo de forma lúdica. No Brasil, o sucesso da linha LEGO McLaren Senna exemplifica essa tendência, combinando nostalgia e novas experiências no mercado de brinquedos”, afirma Guilherme Bocchi, gerente de contas da Circana.
A estratégia da Fórmula 1 de se conectar com o público jovem vai além dos brinquedos. A presença digital da competição também reforça esse posicionamento: 54% dos seguidores da F1 no TikTok e 40% no Instagram têm menos de 25 anos, de acordo com dados oficiais da categoria. Parte desse fenômeno é creditada ao sucesso da série “Drive to Survive”, que trouxe uma abordagem cinematográfica e emocionante para a história dos pilotos e equipes, conquistando novos fãs pelo mundo. Com parcerias estratégicas e uma abordagem inovadora, a F1 se posiciona como uma marca que vai além da velocidade e da competição, celebrando também a criatividade e a diversão.
Sobre a Circana
A Circana é uma empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. A companhia conta com a Liquid Data®, uma exclusiva plataforma de dados que atualmente é a mais avançada do mundo para monitorar o comportamento do consumidor. Dessa forma, a Circana proporciona aos seus clientes ampla eficiência de entendimento de mercado e permite decisões melhores e mais assertivas. Com profundo conhecimento especializado e entendimento por completo do consumidor, a companhia transforma a complexidade em clareza e oferece dados que ajudam cerca de 7 mil das principais marcas e varejistas do mundo a agirem estrategicamente e impulsionarem seus negócios.