A ferramenta, com tecnologia inovadora, realiza o cálculo da pegada de carbono de modo fracionada, popularizando e democratizando o crédito de carbono. Uma tonelada de CO2 equivale a 1 crédito de carbono. Ao investir no token Ambify, que é certificado pela Verra – referência mundial em acreditação internacional do mercado de carbono voluntário -, a IFAT Brasil aportará recursos em projetos relevantes para mitigação das emissões de carbono, seja na área de economia circular, seja em preservação da floresta amazônica, seus mananciais e sua biodiversidade.
O token da Ambify foi desenvolvido a partir da trajetória da Ambipar, que foi a primeira companhia de gestão ambiental listada na B3 e, desde sua fundação, em 1995, vem apoiando grandes empresas no esforço de redução e neutralização de suas emissões de CO2 e oferecendo soluções tecnológicas para fazer a transição para uma economia de baixo carbono a partir dos preceitos da economia circular.
Segundo Renan Utri Andreguetto, gerente de Projetos da Messe Muenchen do Brasil, organizadora da IFAT Brasil, o objetivo é ser mais do que um evento de carbono neutro, quando todas as emissões de fases de efeito estufa são compensadas. “Essa parceria com a Ambify permitirá que a feira dê um passo a mais, ao contribuir com ações de compensação equivalentes às emissões calculadas”, destaca.
O processo para calcular a pegada de carbono da IFAT Brasil acontece pela expectativa de emissões na realização do evento. “A relevância dos cálculos está alinhada com a quantidade esperada de pessoas, expositores, staff, deslocamento de equipes, refeições, enfim, todos os fatores de emissão são considerados para que o cálculo seja próximo da realização. Após o evento, com as informações checadas, é feito o ajuste”, explica João Valente, diretor de Ativos Digitais da Ambify.
Após a mensuração das emissões, são utilizados créditos de carbono com certificação internacional, que podem ser originados em projetos florestais, soluções de manejo de terra, alternativas de fontes energéticas, entre outros.
Na avaliação de Valente, através dessa prática de compensar as emissões dos eventos, é possível disseminar informações sobre o tema para todos os envolvidos, estendendo de forma exponencial a iniciativa. “Organicamente, ela se tornará uma atividade da rotina diária”, afirma Valente, que acrescenta que o engajamento de toda a sociedade, organizações e empresas é primordial para a manutenção do planeta.
Além da exposição de produtos, soluções, sistema e serviços, a IFAT Brasil terá o Congresso Internacional da IFAT Brasil, com a presença de grandes players, como ABCP, ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Rio Grande do Sul), ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), ABREMA (Associação Brasileira de Empresas de Resíduos e Meio Ambiente), ABREN (Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos), AIDIS (Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental), AHK do Brasil (Câmara Brasil-Alemanha), ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), COGEN (Associação da Indústria de Cogeração de Energia), Instituto Trata Brasil, ISLE Utilities, ISWA, German Water Partnership entre outros parceiros nacionais e internacionais.
Outra atração do evento será o Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, uma das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas. Já o Prêmio IFAT Brasil de Tecnologia Inovadora homenageará as tecnologias mais inovadoras no setor.
Serviço:
IFAT Brasil – Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos
Data: 24 a 26 de abril de 2024
Horário: Congresso das 8h às 20h | Feira das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda – São Paulo/SP
Informações: https://ifatbrasil.com.br
Sobre a Messe München
Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países.
Sobre a Messe Muenchen do Brasil
Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.
Sobre a Ambipar
Com escritório administrativo em São Paulo e matriz em Nova Odessa – SP, a Ambipar é uma multinacional brasileira, com presença em 40 países ao todo. Formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response, dois segmentos de referência no mercado de gestão ambiental, tem em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios e apoiando seus clientes.
Sobre a Ambify
Ambify é a plataforma da Ambipar que coneta todos ao process ode trasnsformação a uma economia mais verde e de baixo carbono, possbilitando a compensação das emissões de uma forma simples e fácil. Todoprocesso é certificado e auditado com reconhecimentos internacionais, além disso, em toda compensação realizada pelo aplicativo da Ambify, um percentual do valor é direcnado aprojetos sociais de parceiros a escolha do cliente, entre o instituto Jô Clemente (Antiga APAE de São Paulo), Médicos sem Fronteiras ou Instituto Luz Alliance.